Importância

A bioacústica desempenha um papel fundamental no estudo das aves, como na sistemática, taxonomia, biogeografia e até em estudos evolutivos.

A utilização de gravações disponíveis na internet varia de acordo com os objetivos de cada um, podendo: distinguir espécies morfologicamente parecidas, atrair indivíduos para gravá-los e/ou fotografá-los (uso de playback) e para estudos de bioacústica e taxonomia.

Quem trabalha com estes tipos de arquivos sonoros, sabe o tempo que é necessário para baixar estes arquivos da internet, nomeá-los de acordo com suas necessidades e organizá-los em pastas específicas.

Para estudos de bioacústica este trabalho pode ser ainda maior devido à necessidade de um maior número de meta-dados associados a cada gravação e também na quantidade de gravações de uma mesma espécie para análises mais robustas.

Diante disto, os autores buscaram automatizar este processo manual através do desenvolvimento de um software específico para tal tarefa. Além das gravações, o programa também traz os meta-dados de cada gravação em formato de planilha e permite a configuração do nome dos arquivos baixados.

Testes preliminares mostram que conjuntos de gravações que antes demoravam horas para serem baixadas, agora são baixadas em alguns minutos, de forma automática.

Visto que o Holocanto economiza tempo e esforço por parte dos usuários, acreditamos que este é um programa de grande utilidade, tanto na pesquisa quanto na observação de aves.


Funcionalidades


Download

O programa

O projeto Holocanto foi descontinuado e não está mais disponível para download.

Documentação


Autores

Caio Brito

Nasceu em Fortaleza, Ceará em 1989. Formou-se em Ciências Biológicas em 2012 pela Universidade Estadual do Ceará. Neste mesmo ano, decidiu fazer uma viagem de moto pelo Brasil. O objetivo de sua viagem foi registrar o maior número de espécies de aves possível e ver, na prática, os aspectos biogeográficos do Brasil. Esta viagem resultou em livro publicado em 2014, intitulado “Um Caderno e Uma Moto: narrativas de uma viagem”.

Atualmente trabalha com ornitologia, focado em sistemática, taxonomia, filogeografia e conservação. Tem a observação de aves como Hobby e trabalha como guia de birdwatching. Mestrado em Zoologia pela Universidade Federal da Paraíba.

Mais informações em www.caiobrito.com.

Fernando Brito

Nasceu na Paraíba, em 1992. Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba. Foi o unico latino-americano entre os ganhadores da competição Google Code-In 2010/2011, o que lhe rendeu a chance de conhecer a sede do Google, na California. Trabalhou durante cerca de 4 anos no LAViD/UFPB (Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital). Em 2012/2013 estudou na Universidade Tecnológica de Eindhoven, Holanda, através do programa Ciência sem Fronteiras.

Mais informações em www.fernandobrito.com.


História

A ideia de construir o HoloCanto surgiu ao acaso...

...estava Caio Brito, baixando sons de Myiothlypis flaveola (canário-do-mato), para construir o segundo capítulo de sua dissertação quando seu primo, Fernando Brito, passa pelo quarto e lhe faz uma pergunta retórica: “sabia que tudo na vida pode ser automatizado?”.

Para baixar todas as gravações dos bancos de dados públicos (aproximadamente 300 gravações), juntamente com os meta-dados, Caio demoraria, no mínimo, uma semana parando apenas para comer e dormir.

A partir disso, Fernando Brito começa a construir uma maneira de automatizar esse processo manual de download de arquivos sonoros juntamente com os metadados.

Inicialmente, o programa funcionava apenas através de linha de comando, mas vendo a importância e necessidade de compartilhar essa nova ferramenta com a sociedade, ambos decidiram criar uma interface gráfica para que todos pudessem usufruir das vantagens do Holocanto.

O lançamento oficial do Holocanto aconteceu em dezembro de 2014, durante o Congresso Brasileiro de Ornitologia (Rio de Janeiro, RJ).


Agradecimentos

Contribuições

Logotipo